LA CONTABILIDAD DE GESTIÓN EN EL SISTEMA PORTUARIO DE TITULARIDAD ESTATAL ESPAÑOL: EL CASO DE LA AUTORIDAD PORTUARIA DE VALENCIA

Autores

  • Arturo Giner Fillol
  • Norma Pontet Ubal Universidad de la República (Uruguay)
  • Vicente Mateo Ripoll Feliu Universidad de Valencia (España)

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20073

Palavras-chave:

Contabilidad de costes, Contabilidad de gestión, Cuadro de mando integral, Sistema portuario de titularidad estatal, Autoridad portuaria de Valencia.

Resumo

Seguindo uma metodologia qualitativa, positivista e interpretativa, através de estudo de caso, o artigo objetiva apresentar a gestão estratégica de custos portuários em um Porto da Espanha. Busca demonstrar que se o nível de eficiência é estabelecido com objetivos atingíveis e claros,tanto no curto como no longo prazo, serão obtidas melhorias notáveis na tomada de decisões, como conseqüência de uma confiável e oportuna informação contábil e de gestão estratégica. Assim, é exposto o salto qualitativo e quantitativo que deu a contabilidade de gestão da Autoridad Portuaria de Valencia (APV). Tal contabilidade tem sido revisada nestes últimos anos e tem sido adequada como ferramenta de gestão e tomada de decisões. Foi traçado um protótipo inicial do modelo para o cálculo de custos, com a finalidade de melhorar a informação de gestão para assim compensar a insuficiência da contabilidade financeira como único instrumento de gestão; incrementar a informação de custos para o planejamento estratégico e dispor de um espaço comum de gestão de custos para todas as Autoridades Portuarias (AAPP) do Sistema Portuario de Titularidad Estatal (SPTE) espanhol. Além disso, a evolução da Dirección Económico Financiera da APV como consultor interno da própria organização. Palavras-chave: Contabilidade de custos. Contabilidade de gestão. Balanced Scorecard. Sistema Portuario de Titularidad Estatal. Autoridad Portuaria de Valencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Seção Internacional