O ENSINO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Laura Calixto Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20062

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar o grau de inserção da disciplina contabilidade ambiental na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis oferecidos por universidades brasileiras, a importância desta disciplina na visão dos coordenadores e possíveis dificuldades para a sua inclusão nos respectivos cursos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram de pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Por meio do correio eletrônico, foi enviado um questionário para os coordenadores de todas as instituições de Ensino Superior, classificadas como universidades, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), e que oferecem o curso de Ciências Contábeis. Os resultados obtidos indicaram que a disciplina é oferecida por um número reduzido de universidades, porém, para a maioria dos coordenadores, a disciplina é considerada importante na formação dos acadêmicos, sendo que a maior dificuldade para incluir a disciplina nos cursos de ciências contábeis é a adaptação da matriz curricular no sentido de atender a uma série de temas emergentes relevantes para a formação do contador. Palavras-chave: Contabilidade ambiental. Ensino. Universidades brasileiras.

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Como Citar

Calixto, L. (2007). O ENSINO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Universo Contábil, 2(3), 65–78. https://doi.org/10.4270/ruc.20062

Edição

Seção

Seção Nacional