O ENSINO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20062Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar o grau de inserção da disciplina contabilidade ambiental na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis oferecidos por universidades brasileiras, a importância desta disciplina na visão dos coordenadores e possíveis dificuldades para a sua inclusão nos respectivos cursos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram de pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Por meio do correio eletrônico, foi enviado um questionário para os coordenadores de todas as instituições de Ensino Superior, classificadas como universidades, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), e que oferecem o curso de Ciências Contábeis. Os resultados obtidos indicaram que a disciplina é oferecida por um número reduzido de universidades, porém, para a maioria dos coordenadores, a disciplina é considerada importante na formação dos acadêmicos, sendo que a maior dificuldade para incluir a disciplina nos cursos de ciências contábeis é a adaptação da matriz curricular no sentido de atender a uma série de temas emergentes relevantes para a formação do contador. Palavras-chave: Contabilidade ambiental. Ensino. Universidades brasileiras.Downloads
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