A ILUSÃO MONETÁRIA E A INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20106Palavras-chave:
Informação Contábil, Ilusão Monetária, Processo de DecisãoResumo
O presente estudo analisa os resultados de um experimento realizado para avaliar o impacto do fenômeno conhecido como ilusão monetária no campo das informações contábeis. Esse experimento replica parcialmente e com as adaptações necessárias o que foi realizado por Shafir, Diamond e Tversky em 1997 e que foi pioneiro na abordagem psicológica desse fenômeno. O experimento em questão, ao contrário do original, foi realizado com uma amostra de pessoas em princípio mais familiarizadas em raciocinar em termos reais (estudantes de Ciências Contábeis e Administração), pessoas essas que, além disso, vivem em um país que em passado recente conheceu taxas inflacionárias muito elevadas. A essas pessoas foram propostos três problemas de decisão envolvendo aspectos econômicos e formulados com base em informações contábeis. Os resultados obtidos revelam que os vieses de raciocínio observados no experimento original se repetem mesmo em uma amostra com as características anteriormente descritas. Esses resultados sugerem a necessidade da adoção de medidas para mitigar o impacto desse fenômeno sobre o processo decisório, medidas essas não só de caráter educativo, mas também normativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.