ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL VERSUS ESTRUTURAS CURRICULARES PROPOSTAS POR ORGANISMOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Ernani Ott Unisinos
  • Charline Barbosa Pires Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20106

Palavras-chave:

Contabilidade, Educação contábil, Estrutura curricular.

Resumo

As alterações ocorridas nas últimas décadas no ambiente de negócios têm afetado a atuação das empresas e, por conseqüência, o exercício da profissão contábil. Organismos internacionais como o IFAC, ISAR/UNCTAD, AICPA e AECC, preocupados com a capacidade das IES em formar profissionais contábeis capazes de atender às novas demandas dos empregadores, têm emitido relatórios que revelam as competências que os egressos dos cursos de Ciências Contábeis devem ter ao ingressar no mercado de trabalho visando, portanto, alinhar a estrutura curricular e as exigências do mercado. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar um estudo comparativo das estruturas curriculares propostas pelo IFAC, ISAR/UNCTAD, AICPA e AECC e pela Resolução CNE/CES no. 10/2004, especialmente no que tange às competências, habilidades e atitudes que devem ser desenvolvidas. Os resultados indicam que as diretrizes curriculares que orientam o desenho dos currícula de Ciências Contábeis no Brasil reconhecem a necessidade do desenvolvimento de competências relacionadas à formação profissional, complementada por conhecimentos organizacionais, administrativos e de TI, além do desenvolvimento de habilidades como: comunicação, liderança e interpessoais, alinhando-se, assim, com as propostas de organismos como IFAC, ISAR/UNCTAD, AICPA e AECC

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Publicado

2010-02-03

Edição

Seção

Seção Nacional