DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS E SUA UTILIDADE PARA ANALISTAS DE INVESTIMENTOS

Autores

  • Maria Thereza Pompa Antunes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rafael Soares Leite Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Palavras-chave:

Ativos intangíveis, Avaliação de investimentos, Informação contábil.

Resumo

Este estudo aborda o tema ativo intangível e sua relevância no processo de avaliação de investimentos de acordo com a percepção de analistas de corretoras de valores brasileiras com o objetivo principal de verificar a adequação das informações divulgadas pelas empresas para essa finalidade. A pesquisa do tipo exploratória está baseada em uma amostra composta por 18 analistas que realizam a atividade de análise estratégica de investimentos em Corretoras de Valores nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise dos dados, tratados por meio do método qualitativo, mostra que os analistas contemplam os ativos intangíveis, consideram-nos como itens importantes e utilizam tais informações, julgando a contribuição que eles possam vir a dar aos resultados da empresa, principalmente, por meio da ação do ativo humano. Todavia, a maioria deles não considera suficientes as informações divulgadas pelas empresas, por não se apresentarem de forma sistematizada. O estudo sugere que os analistas se beneficiariam por terem a informação não-financeira divulgada de forma estruturada, pois, baseados em informações com melhor qualidade, poderiam tomar decisões que retratam a situação empresarial mais próxima do real, ou do seu potencial, melhorando, também, a comunicação entre empresa e mercado.

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Como Citar

Antunes, M. T. P., & Leite, R. S. (2008). DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS E SUA UTILIDADE PARA ANALISTAS DE INVESTIMENTOS. Revista Universo Contábil, 4(4), 22–38. https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Edição

Seção

Seção Nacional