O CONCEITO DE PROFESSOR INVESTIGADOR: OS SABERES E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA REFLEXIVA NA ÁREA CONTÁBIL

Autores

  • Vilma Geni Slomski Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Gilberto de Andrade Martins Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Palavras-chave:

Docência no ensino superior, Professor reflexivo, Didática e prática de ensino, Professor de Contábeis, Competência pedagógica do professor.

Resumo

Uma cultura de investigação fundamenta-se na idéia de uma ciência educativa em que cada sala de aula é um laboratório e cada professor um membro da comunidade científica. Este artigo tem como objetivo apresentar, discutir e analisar as principais tendências investigativas sobre a formação de professores na perspectiva reflexiva e, desse modo, apontar os saberes e as competências exigidas para a concretização dessa prática de ensino, inclusive na área Contábil. Para o alcance desse objetivo, realizou-se um ensaio teórico, o qual consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Constatou-se a aplicabilidade e viabilidade do conceito de professor reflexivo à área Contábil por tratar-se de saberes profissionais da docência, de um modo geral, e, em especial, da implantação de uma política de formação e valorização pessoal-profissional dos professores e das IES onde atuam. Os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva envolvem principalmente os saberes e competências atitudinais, de ação, metodológicas e de comunicação.  Conclui-se, assim, que o modelo reflexivo é fundamental na formação de professores, especialmente na àrea Contábil, pois visa ao desenvolvimento de atitudes e competências problematizadoras das práticas de ensino e ao alcance da autonomia pessoal e profissional do corpo docente.

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Como Citar

Slomski, V. G., & Martins, G. de A. (2008). O CONCEITO DE PROFESSOR INVESTIGADOR: OS SABERES E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA REFLEXIVA NA ÁREA CONTÁBIL. Revista Universo Contábil, 4(4), 06–21. https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Edição

Seção

Seção Nacional