PROPENSÃO A PAGAR DIVIDENDOS NO BRASIL

Autores

  • Luiz Mauricio Moreiras FGV- Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
  • Fabio Gallo Garcia FGV- SP Fundação Getúlio Vargas - São Paulo
  • Elmo Tambosi Filho PUC - SP Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n2p31-51

Palavras-chave:

Política de dividendos, teoria de sinalização, informação assimétrica.

Resumo

A informação é vital para garantir a harmonia entre as partes constituintes do mercado de capitais. O valor da informação, base para o conhecimento, é reconhecida e apreciada por todos no mundo contemporâneo. Embora cada indivíduo a interprete de maneira impar, o acesso a esta se faz imperativo para um funcionamento mais eficiente e equânime dos mercados. Uma formar de prover informação ao mercado é através da política de dividendos. Segundo o argumento da teoria da sinalização, a política de dividendos forma um canal de comunicação da empresa com o mercado, onde os administradores fornecem sinais que atenuariam a assimetria de informação. O presente trabalho observa essa dinâmica testando a importância da comunicação via dividendos. Fundamentada na metodologia criada por Fama e French mostrou-se que a evolução dos dividendos no Brasil é oposta à EUA e Inglaterra. Pois no Brasil não se notou uma diminuição como nos demais países.

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Biografia do Autor

Luiz Mauricio Moreiras, FGV- Fundação Getúlio Vargas, São Paulo

FGV SP, escola de administração, Finanças.

Fabio Gallo Garcia, FGV- SP Fundação Getúlio Vargas - São Paulo

FGV SP, escola de administração, Finanças.

Elmo Tambosi Filho, PUC - SP Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Administração, finanças

Publicado

1993-03-01

Como Citar

Moreiras, L. M., Garcia, F. G., & Filho, E. T. (1993). PROPENSÃO A PAGAR DIVIDENDOS NO BRASIL. Revista De Negócios, 14(2), 31–51. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n2p31-51

Edição

Seção

Artigos