O IMPACTO DO ENVOLVIMENTO NAS RELAÇÕES ENTRE CONFIANÇA, VALOR PERCEBIDO E LEALDADE: UM ESTUDO EM UMA IES PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p11-25Palavras-chave:
Envolvimento, Lealdade, Confiança, ValorResumo
O artigo propõe o teste de um modelo teórico que apresenta a confiança e o valor percebido como formadores da lealdade, e testa o efeito moderador do envolvimento do aluno com o curso nas relações entre os construtos. Para tanto, o comportamento do modelo foi testado junto a uma amostra de 414 alunos. Os resultados sugerem que a intensidade dos construtos do modelo (confiança, valor e lealdade) é significativamente maior em alunos que demonstram maior envolvimento com o curso, ou seja, estes sujeitos têm maior confiança nos funcionários e na instituição, percebem maior valor no curso e são mais leais à instituição. A partir da aplicação da análise multi-grupo em Modelagem de Equações Estruturais (MEE), a conclusão a que se chega é que existe estabilidade das relações propostas no modelo teórico, uma vez que os resultados não apontam invariâncias significativas para os grupos de mais alto e mais baixo envolvimento analisados. Em decorrência, o envolvimento parece não ser um construto moderador, uma vez que os modelos têm comportamento estatístico similar, mas um construto de impacto, na medida em que os construtos do modelo apresentaram médias estatisticamente mais altas para o grupo de mais alto envolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-10-16
Como Citar
Espartel, L. B., Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (2008). O IMPACTO DO ENVOLVIMENTO NAS RELAÇÕES ENTRE CONFIANÇA, VALOR PERCEBIDO E LEALDADE: UM ESTUDO EM UMA IES PRIVADA. Revista De Negócios, 13(2), 11–25. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p11-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.