A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA SÓCIO-COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES DE LEWIN, BANDURA E GIDDENS

Autores

  • Sandra Ferreira Freitas Univali
  • Christiane Kleinübing Godoi Univali

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p40-55

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Teoria social da Aprendizagem Organizacional

Resumo

Este artigo pretende estabelecer o translado das contribuições das teorias sócio-cognitivas da aprendizagem para a esfera da aprendizagem organizacional. O argumento central reside na idéia de que a cognição social explica a aprendizagem organizacional de forma mais aprimorada do que os estudos fragmentados de aprendizagem originários do campo organizacional. Na perspectiva sócio-cognitiva, a aprendizagem organizacional é entendida como o resultado da reciprocidade entre construtos sócio-cognitivos e a cultura organizacional. O entendimento da aprendizagem organizacional passa a exigir a consideração do aspecto social da aprendizagem e a fundamentação em teorias capazes de conectar os processos individuais, o funcionamento dos grupos e as relações sociais. Dentre as teorias da aprendizagem transpassadas pelo contexto social, elegemos a análise e o translado para a esfera organizacional das seguintes teorias: a) a teoria do campo de Kurt Lewin (e sua influência sobre Dewey); b) a teoria social cognitiva da aprendizagem de Bandura (e a influência dos teóricos da atribuição); e a teoria da estruturação de Giddens.

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Publicado

2009-02-11

Como Citar

Freitas, S. F., & Godoi, C. K. (2009). A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA SÓCIO-COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES DE LEWIN, BANDURA E GIDDENS. Revista De Negócios, 13(4), 40–55. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p40-55