APLICAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Amélia Silveira
  • Jefferson Cardoso Domareski
  • Heitor t. Kato

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2002v7n1p%25p

Palavras-chave:

Marketing bancário, Marketing de relacionamento

Resumo

Durante os anos 80, o Marketing bancário surgiu como forma de suprir a demanda por informações de clientes e empresas estrangeiras que começavam acenar com a possibilidade de investimentos no país. Neste ponto, o Marketing bancário limitava-se ao conceito de propaganda e promoção de vendas. Entretanto, com o advento da abertura econômica e o fim dos altos ganhos proporcionados pelos spreads praticados em décadas de inflação alta, por ocasião do plano real, as empresas bancárias entraram em regime de concorrência acirrada que, rapidamente, apontou para a personalização dos serviços, redefinindo o Marketing financeiro. O Marketing de Relacionamento surgiu, neste contexto, como uma nova estratégia de desenvolvimento e fidelização da carteira de clientes, impondo, porém, um novo paradigma à empresa, ao abordar de maneira totalmente nova a dinâmica das relações de troca no mercado, defendendo a necessidade de manter e privilegiar relacionamentos de longo prazo, em detrimento do Marketing tradicional, cujos objetivos limitavam-se ao resultado imediato e desconexo de operações futuras. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória, com método descritivo, que buscou estudar a dinâmica mercadológica de uma rede de agências bancárias, de caráter privado, no estado de Santa Catarina, intencionalmente determinada, por meio da ótica do Marketing de Relacionamento.

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Publicado

2007-06-25

Como Citar

Silveira, A., Domareski, J. C., & Kato, H. t. (2007). APLICAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista De Negócios, 7(1). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2002v7n1p%p

Edição

Seção

Artigos