GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n2p%25pPalavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Instituições de Ensino Superior, Gestão Estratégica, UniversidadesResumo
O atual contexto do ambiente de negócios tem levado cada vez mais as organizações a buscarem informação e conhecimento como forma de permitir uma atuação diferenciada no mercado. Um caso singular, em Gestão do Conhecimento, é o das Instituições de Ensino Superior. De fato, estas organizações lidam tipicamente com o conhecimento. Seu desempenho, como organizações gestoras do conhecimento, contudo; não corresponde à natureza de seu negócio. Ao mesmo tempo em que o conhecimento é seu principal produto, seus processos são compartimentalizados em blocos especializados de conhecimento, geralmente limitados pela sua estrutura. Este artigo discorre sobre a existência e o processo de Gestão do Conhecimento em IES brasileiras, mais especificamente, nas cinco melhores IES do país, segundo o Gula do Estudante 2001. Foram pesquisados os pró-reitores de (Administração, Pesquisa e Pós-Graduação e Graduação), instrumento de coleta foi um questionário com questões induzidas visando à identificação do conceito, existência de mecanismos organizacionais e processos de Gestão do Conhecimento nessas instituições. Descobriu-se que, de uma maneira geral, o processo de Gestão do Conhecimento ainda está muito Incipiente e que existe uma preocupação muito grande em cumprir os requisitos solicitados pelo MEC e CAPES, como diretriz básica para a qualidade educacional. Outro elemento observado é a visão das pesquisadas de que o conhecimento tácito é mais importante e essencial para a Gestão do Conhecimento. Por fim, esta interpretação de gestão do conhecimento aponta para uma tendência de muito academicismo e pouco utilitarismo nas Universidades brasileiras, especialmente quando se usa a Gestão do Conhecimento como base para a formulação de estratégias institucionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-06-25
Como Citar
Rodrigues, L. C., & Maccari, Émerson A. (2007). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista De Negócios, 8(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n2p%p
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.