Pesquisa de satisfação dos clientes de uma loja de materiais de construção de Itararé-SP

Autores

  • Mariana Rosas Santos Faculdades Integradas de Itararé - FAFIT
  • Claudia Tania Picinin Universidade Positivo (UP) / Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p18-39

Palavras-chave:

Marketing, satisfação dos clientes, fidelização.

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p18-39

O objetivo geral delimita-se em mensurar o nível de satisfação dos clientes de uma loja de Materiais de Construção no interior de São Paulo entre a importância atribuída pelos clientes em relação ao desempenho atribuído pelos clientes para os 4P’s de marketing. Marketing é um sistema de planejamento e execução. O marketing apoia-se em um composto de ferramentas formado por produto, preço, praça e promoção (4P’s). A orientação de marketing entende que uma indústria é um processo de satisfação do cliente e não de produção de mercadoria. O cliente e suas necessidades fazem nascer indústrias, e não patente, matéria-prima ou habilidade de venda. A presente pesquisa classifica-se como exploratória quanto aos objetivos, quantitativa quanto à abordagem do problema e um estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos. Os dados foram coletados através de um questionário composto por 8 questões. Com os dados obtidos, evidencia-se que a maioria dos consumidores são residentes em Itararé , sendo do sexo masculino,  com faixa etária entre 19 e 36 anos e são casados. Os clientes frequentam a loja várias vezes, sendo que classificam as variáveis entrega domicialiar e estacionamento como pontos fortes do estabelecimento.

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Biografia do Autor

Mariana Rosas Santos, Faculdades Integradas de Itararé - FAFIT

Graduada em Administração

Claudia Tania Picinin, Universidade Positivo (UP) / Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com graduação em Administração. Professora das Faculdades Integradas de Itararé.

Publicado

2012-11-07

Como Citar

Rosas Santos, M., & Picinin, C. T. (2012). Pesquisa de satisfação dos clientes de uma loja de materiais de construção de Itararé-SP. Revista De Negócios, 17(4), 18–39. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p18-39