As faces da aprendizagem de gerentes: O caso de uma organização de microcrédito

Autores

  • Danilo Durigon UNIPLAC
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elisabete Stradiotto Siqueira UFERSA
  • Erlaine Binotto UFGD
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p44-61

Palavras-chave:

aprendizagem, gerentes, organização de microcrédito.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como os executivos de uma organização de microcrédito aprendem a gerenciar diante dos desafios diários do trabalho. Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo por meio de entrevista semi-estruturada. As categorias de análise usadas para caracterizar os diversos componentes da aprendizagem foram: contexto; sentimentos relacionados; conteúdo; formas; os fatores que facilitam e dificultam o processo e os resultados do processo de aprendizagem e recomendações dos sujeitos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que ao longo de suas vidas, tanto pessoal, quanto profissional, os sujeitos viveram situações que lhes exigiram entrar em um processo de aprendizagem e modificação de postura profissional e social. Convencionou-se chamar essas situações de contextos de aprendizagem. Identificaram-se nesta pesquisa dois tipos diferentes desses contextos: confronto com desafios, ambições e/ou pretensões futuras com relação ao seu crescimento profissional e diferentes estágios profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Face

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Durigon, D., Vides da Silva, F. M., Siqueira, E. S., Binotto, E., & Castro de Almeida Cunha, C. J. (2013). As faces da aprendizagem de gerentes: O caso de uma organização de microcrédito. Revista De Negócios, 18(2), 44–61. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p44-61

Edição

Seção

Artigos