Inovando para o consumo sustentável: O desafio na construção de um novo paradigma organizacional

Autores

  • Minelle E Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula Machado Corrêa Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Pasa Gómez Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p72-90

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p72-90

 

Ao longo dos últimos anos, as evidências das crises ambientais, sociais e econômicas indicam a necessidade de mudança do paradigma desenvolvimentista vigente. Nesse contexto e tendo em vista a continuidade da sobrevivência humana, as ideologias devem ser substituídas e os padrões de consumo modificados. Para tal, os papéis dos stakeholders na relação inovação-produção-consumo devem ser revistos, e atores primordiais como governo, sociedade e empresas devem assumir suas funções na transformação do paradigma. Na busca do desenvolvimento sustentável, o presente ensaio foca sua atenção na empresa e tem por objetivo compreender como a inovação empresarial fornece suporte para o consumo sustentável. Nesse trabalho os recursos e processos organizacionais, tais como estratégia, tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), logística, gestão de pessoas e a análise do ciclo de vida do produto, são tidos como ferramentas operacionais da inovação para o alcance de um consumo sustentável. Porém, sabe-se que apenas as inovações socioambientais empresariais não são suficientes para a promoção do consumo sustentável, é preciso o envolvimento dos demais atores na busca de um modelo de desenvolvimento sustentável, que permita tanto o crescimento da economia de forma eficiente, quanto à equidade social e o equilíbrio ambiental.

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Publicado

2012-08-01

Como Citar

Silva, M. E., Corrêa, A. P. M., & Gómez, C. P. (2012). Inovando para o consumo sustentável: O desafio na construção de um novo paradigma organizacional. Revista De Negócios, 17(2), 72–90. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p72-90

Edição

Seção

Artigos