Agrupamentos de Responsabilidade Corporativa: a Percepção de Stakeholders sobre o Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano.

Autores

  • Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Regina Pasa Gómez Universidade Federal de Penambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p29-48

Palavras-chave:

APL, stakeholders, RSE, Agrupamentos de Responsabilidade Corporativa, legitimidade e produtividade

Resumo

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são estratégias inovadoras de desenvolvimento local, integradora de espaços e redes sociais. Neles, os stakeholders interagem para atender as expectativas sociais, tornando visíveis suas ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O objetivo desse artigo é identificar em que estágio de Agrupamentos de Responsabilidade Corporativa adaptado de Zadec et al. (2003) pelo Instituto Ethos (2003), encontra-se o APL de Confecções do Agreste Pernambucano, conforme seus stakeholders. Apresenta-se uma revisão de: APLs, Teoria dos Stakeholders e Agrupamentos de Responsabilidade Corporativa. Esse estudo de caso qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico e documental, entrevista semi-estruturada e observação direta. Os resultados mostraram que o APL estudado está no estágio de Agrupamentos Formadores de Mercado pelo fortalecimento das interações entre atores e preocupação com a sustentabilidade de produtos, processos e negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru/PE. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade da Universidade Federal de Pernambuco.

Carla Regina Pasa Gómez, Universidade Federal de Penambuco

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2011-04-28

Como Citar

Santos, C. de F. S. O., & Gómez, C. R. P. (2011). Agrupamentos de Responsabilidade Corporativa: a Percepção de Stakeholders sobre o Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano. Revista De Negócios, 15(3), 29–48. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p29-48

Edição

Seção

Artigos