O ÚLTIMO QUE SAIR APAGA AS LUZES: MOTIVOS PARA A DESISTÊNCIA DA COOPERAÇÃO E ENCERRAMENTO DE REDES DE EMPRESAS

Autores

  • Douglas Wegner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aurora Carneiro Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Byron Fabrício Acosta Andino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p30-50

Palavras-chave:

Cooperação interorganizacional, redes de empresas, fracasso, estudo de caso, políticas públicas.

Resumo

O estudo aborda uma temática pouco explorada na pesquisa sobre relações interorganizacionais: os motivos pelos quais empresas participantes de redes horizontais desistem de cooperar e os fatores que levam ao fracasso das redes. Para o alcance dos objetivos propostos, foi selecionada uma rede de empresas que encerrou suas atividades depois de dois anos de trabalho, quando a maior parte das empresas participantes já havia saído da rede. Através de um estudo de caso, foram conduzidas entrevistas em profundidade com os empresários que compunham a rede, identificando os motivos que os levaram a sair da rede, culminando com o encerramento da mesma. Os resultados apontam que desajustes estratégicos, imediatismo por resultados, divisão interna, dificuldades de gestão e número insuficiente de participantes foram significativos para que os resultados da rede fossem inferiores aos esperados, levando à saída de empresas da rede. A perda de apoio do programa público, a redução do número de participantes e as dificuldades de expansão culminaram com o encerramento completo das atividades da rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica Empresarial pela mesma instituição (2002) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente cursa Doutorado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio-sanduíche na Universidade de Colônia (Alemanha) durante o ano de 2009. Atuou como professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e como consultor na formação e apoio a redes de empresas. Tem interesse profissional e acadêmico nos temas redes de empresas, arranjos interorganizacionais, cooperação empresarial, estratégia e competitividade.

Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente faz estágio no exterior na Euromed Management, em Marseille, França. Temas de interesse: estratégia, internacionalização de empresas, visão baseada em recursos, clusters industriais, indústria vinícola

Byron Fabrício Acosta Andino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Equador (1998), Mestrado em Direito Internacional pela Universidade Central do Equador (2003) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2005). Atualmente cursa Doutorado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professor da Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE). Tem interesse profissional e acadêmico nos temas desenvolvimento sustentável, cadeia de suprimentos, gestão de inovação e incubação de empresas.

Publicado

2011-10-31

Como Citar

Wegner, D., Zen, A. C., & Andino, B. F. A. (2011). O ÚLTIMO QUE SAIR APAGA AS LUZES: MOTIVOS PARA A DESISTÊNCIA DA COOPERAÇÃO E ENCERRAMENTO DE REDES DE EMPRESAS. Revista De Negócios, 16(4), 30–50. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p30-50