ESTRATÉGIA E CULTURA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n3p72-87Palavras-chave:
estratégia, internacionalização, educação superiorResumo
O objetivo deste estudo é examinar as estratégias utilizadas e os problemas culturais decorrentes de sua implementação nos primeiros anos de atuação da Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA no Paraguai. Trata-se de Universidade que integra a rede de instituições do grupo educacional brasileiro Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi estruturadas realizadas com a totalidade dos dirigentes da organização, assim como com um ex-dirigente. A análise dos dados revelou que as principais estratégias utilizadas pela instituição foram de natureza, essencialmente, competitivas. Conflitos decorrentes de problemas culturais emergiram exigindo adaptações à cultura local como forma de materializar as estratégias, o que contribuiu para a viabilização do empreendimento. As principais conclusões indicam que o caso da UNIDA constitui-se em exemplo bem sucedido de internacionalização de um grupo educacional brasileiro. Dificuldades iniciais decorrentes de conflitos culturais resultaram em aprendizado organizacional aos gestores da organização constituindo-se em importante experiência internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Click here for the copyright statement.