RELAÇÕES ENTRE INDICADORES DE DESEMPENHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS LOCALIZADAS EM SERRA TALHADA/PE

Autores

  • Aldo Leonardo Cunha Callado Universidade Federal da Paraíba
  • Antônio André Cunha Callado PADE/UFRPE
  • Luciano Pires de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p100-114

Palavras-chave:

Medição de desempenho. Indicadores de desempenho. Abordagem multivariada.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de identificar a estrutura e padrões de relações existentes entre os indicadores de desempenho utilizados em empresas localizadas no município de Serra Talhada/PE. Para a realização dessa pesquisa foram analisadas 49 empresas e investigados 17 indicadores de desempenho. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas três abordagens metodológicas multivariadas complementares: a análise de agrupamentos, o escalonamento multidimensional e a análise fatorial. Os resultados obtidos demonstraram que apenas nove indicadores de desempenho puderam ser considerados como pertencentes a algum agrupamento de maneira significativa. Através da análise de agrupamentos foi observada a presença de três agrupamentos. O primeiro agrupamento foi composto pelos indicadores de desempenho que tratam da qualidade dos produtos, da fidelização dos clientes, do volume de vendas e dos investimentos em modernização. O segundo agrupamento foi formado pelas variáveis que representam a participação dos produtos no faturamento e pela capacidade operacional.  E o terceiro agrupamento foi composto pela rentabilidade, pelo valor do patrimônio e pelo valor da empresa. Esses resultados foram confirmados pelo escalonamento multidimensional e pela análise fatorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2009-09-01

Como Citar

Callado, A. L. C., Callado, A. A. C., & Andrade, L. P. de. (2009). RELAÇÕES ENTRE INDICADORES DE DESEMPENHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS LOCALIZADAS EM SERRA TALHADA/PE. Revista De Negócios, 14(1), 100–114. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p100-114

Edição

Seção

Artigos