Desafios à criatividade na produção Fast Fashion: um estudo na indústria calçadista

Um Estudo de Caso na Produção Fast Fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n3p21-40

Resumo

O objetivo do estudo é identificar como, em condições de pressão, a criatividade é percebida pelos integrantes de equipes de desenvolvimento de produtos na produção orientada para fast fashion. Foi conduzida uma pesquisa de caráter descritivo, de abordagem qualitativa e como estratégia optou-se pelo estudo de caso único em uma empresa de grande porte, produtora de calçados femininos, na qual foram conduzidas sete entrevistas com pessoas em diferentes posições no desenvolvimento de produtos, aliadas à observação participante. À luz da Visão Baseada em Recursos, a pesquisa é original por avaliar como a criatividade organizacional se desenvolve em setores voltados a produção em larga escala, como é o caso da fast fashion calçadista. O estudo revela que as barreiras a criatividade possuem nuances não completamente reveladas em estudos anteriores, por tratar da criatividade em diferentes níveis organizacionais. O estudo chama a atenção para o ambiente criativo, propondo um olhar mais atento para as motivações intrínsecas e extrínsecas dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento de coleções de moda.

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Biografia do Autor

Pâmella Diandra Pereira Hiller, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)

Graduada em Administração pela Faculdade IENH

Silvio Luís de Vasconcellos, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGA-ESPM) de São Paulo, desde 2023. Professor titular do PPGA-ESPM desde 2020. Doutor (2016) e Mestre (2012) em Administração pela UNISINOS, possui graduação em Administração - habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS/RS (1985). Licenciado para lecionar em Educação Profissional de nível médio pela FEEVALE/RS (2009). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na UNIVALI/SC (2016-2017). Doutorado sanduíche na Florida International University, Miami, EUA (2014-2015). É editor temático das revistas BASE, na área de Negócios Internacionais, BAR, na área de empreendedorismo e G&P, na área de ESTRATÉGIA. Foi professor da graduação e pós-graduação em Administração da Faculdade IENH (2009-2020). Foi professor assistente da FURB/SC (2018-2020). É professor convidado de pós-graduação na UNIVALI/SC, em Gestão de Relacionamento com o Cliente Global e Estratégia e Vantagem Competitiva, e na FEEVALE em Prospecção de Mercados Internacionais. Foi sócio da CONEXO Assessoria em Comércio Exterior (1990-2018).

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Publicado

2024-01-19

Como Citar

Hiller, P. D. P., de Vasconcellos, S. L., Theis, V., & Schreiber, D. (2024). Desafios à criatividade na produção Fast Fashion: um estudo na indústria calçadista: Um Estudo de Caso na Produção Fast Fashion. Revista De Negócios, 28(3), 21–40. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n3p21-40

Edição

Seção

Articles