ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS E ESTOQUE DE CARBONO DE SOLOS DE ÁREAS SOB IRRIGAÇÃO EM ITAÍ, SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2021v23n2p6-22

Palavras-chave:

Plantio direto., Plantio direto. Água no solo. Estabilidade de agregados. Argila dispersa em Água. Macroporosidade, Água no solo., Estabilidade de agregados., Argila dispersa em água., Macroporosidade.

Resumo

O aumento da demanda por alimentos, associado à escassez de áreas para expansão da agricultura, tornam cada vez mais necessárias as pesquisas relacionadas com a conservação do solo e a redução do carbono atmosférico. Assim, a busca por sistemas de cultivo sustentáveis e equilibrados tem crescido nas últimas décadas. O objetivo deste estudo foi, então, avaliar e comparar atributos físico-hídricos de solos de duas bacias de primeira ordem cultivadas com plantio sob irrigação por pivô central, em Itaí, SP, para estimar a condição das áreas de cultura. Os resultados indicam concentração da distribuição granulométrica na faixa da argila, porém com diferença entre eles. Os solos avaliados têm também outras características em comum, como o diâmetro médio ponderado, o elevado índice de estabilidade de agregados e a densidade. As diferenças mais marcantes entre as duas áreas foram o teor de argila dispersa em água, a macroporosidade, assim como o estoque de carbono no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Ferreira Filizola, EMBRAPA Meio Ambienta

Pesquisadora III do Laboratório de Física de Solos

 

Possui doutorado em Ciências da Terra (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese do solo, degradação do solo, física de solo.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Edição

Seção

Artigo original