AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS: UMA ABORDAGEM MULTICRITERIAL

Autores

  • Igor Souza Ogata Universidade Estadual da Paraíba
  • Samanda Costa Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Lígia Belieiro Malvezzi Universidade Federal de Campina Grande
  • Amanda Paiva Farias Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2020v22n2p22-31

Palavras-chave:

Ambiente laboratorial. Metodologia PROMETHEE. Resíduos sólidos perigosos.

Resumo

Os resíduos sólidos perigosos produzidos em ambientes laboratoriais ainda não são muito estudados nas temáticas ambientais. Diante dessa realidade, este trabalho objetivou analisar a qualidade do gerenciamento dos resíduos sólidos em laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas, por meio de uma abordagem multicriterial. Três laboratórios de uma instituição de ensino superior foram selecionados e avaliados em onze critérios, organizados nas categorias planejamento, geração, segregação, acondicionamento, tratamento e disposição final, para então serem ordenados quanto a qualidade do gerenciamento de seus resíduos através do método multicriterial PROMETHEE. O laboratório que apresentou melhor condição foi o que realizava planejamento, segregação e acondicionamento dos resíduos recicláveis e rejeitos. Contudo, em todos os laboratórios estudados foi verificado que nem todas as classes de resíduos sólidos possuíam um manejo adequado, corroborando a hipótese que essa prática ainda não faz parte do cotidiano desses ambientes laboratoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Souza Ogata, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental e Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente sou prefessor da Universidade Estadual da Paraíba no curso de graduação de Engenharia Civil atuando na avaliação de sistemas sanitários e ambientais através de análise multicriterial e análise de risco.

Samanda Costa Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande e Engenheira Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba.

Lígia Belieiro Malvezzi, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande e Engenheira Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Amanda Paiva Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba e Engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Ogata, I. S., Nascimento, S. C., Malvezzi, L. B., & Farias, A. P. (2021). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS: UMA ABORDAGEM MULTICRITERIAL. Revista De Estudos Ambientais, 22(2), 22–31. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2020v22n2p22-31

Edição

Seção

Artigo original