ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) APLICADO À AMPLIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN/RS

Autores

  • Fabiane Toniazzo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV
  • Laís Lavnitcki Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV
  • Marcia Ludwig Henika
  • Kelli Andreiza Galvan
  • Aline Ferrão Custodio Passini Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/FW

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n2p6-20

Palavras-chave:

Expansão universitária. Impacto socioambiental. Exploração ambiental.

Resumo

Atualmente, as questões relativas ao ambiente natural têm preocupado a sociedade, tomando proporções universais. Por este motivo, normas e legislações vêm se tornando, cada vez mais, importantes e efetivas. Logo, licenciamentos e estudos de impactos ambientais estão sendo utilizados como ferramentas, tendo-se como objetivo a minimização de impactos socioambientais. Este trabalho objetivou prever possíveis impactos que possam ser causados durante uma possível ampliação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen/RS. O desenvolvimento do estudo abrangeu visitas a campo, pesquisas bibliográficas e análise de documentos e materiais disponibilizados pela instituição. Com isso, utilizou-se a matriz de Leopold para “quantificar” os graus de impacto de cada atividade relacionada, avaliando-se três possíveis formas de expansão territorial do campus. Tendo sido verificado que a segunda alternativa respeita os limites territoriais e explora de forma menos negativa os recursos naturais. Foi possível observar que através do EIA se analisou e levantou os impactos positivos e negativos mais importantes decorrentes desta ampliação, visando à construção de obras de infraestrutura e por meio destas informações foi possível indicar as medidas necessárias para a mitigação dos principais impactos negativos levantados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Toniazzo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen. Aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-UDESC), nível: mestrado acadêmico, bolsista da CAPES. Trabalha em projetos na área de Tecnologia Ambiental, com destaque a temas relacionados a contaminação de solos e tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos agroindustriais.

Laís Lavnitcki, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen-RS e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina-CAV, na área de Monitoramento, Gestão e Controle Ambiental

Marcia Ludwig Henika

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação Superior Norte - RS CESNORS, Campus de Frederico Westphalen - RS. Possui interesse nas áreas de Sistemas de Abastecimento de água, Hidráulica e Educação Ambiental.

Kelli Andreiza Galvan

Engenheira Ambiental e Sanitarista CREA/SC 149265-3, com formação pela Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS. Possui experiência na área de consultoria ambiental - elaboração de processos de licenciamento ambiental.

Aline Ferrão Custodio Passini, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/FW

Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui Pós-doutorado (PDJ-CNPq) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com pesquisa na área de tratamento de águas residuárias. É graduada em Engenharia de Alimentos pela URI - Campus de Erechim (2001). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Alimentos e Química, com ênfase em Engenharia de Processos, de Separações e Engenharia Ambiental. Tem especialização em Vendas Corporativas e Dirigentes Comerciais, e em metodologia do ensino superior. Participa de pesquisas nas áreas de produção mais limpa, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental, avaliação de impacto ambiental e Energias Alternativas. Tem projetos nas áreas de sustentabilidade, Logística Reversa e Energias.

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Toniazzo, F., Lavnitcki, L., Ludwig Henika, M., Galvan, K. A., & Ferrão Custodio Passini, A. (2019). ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) APLICADO À AMPLIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN/RS. Revista De Estudos Ambientais, 20(2), 6–20. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n2p6-20

Edição

Seção

Artigo original