PROJETO “DEFESA CIVIL NA ESCOLA”: UMA AVALIAÇÃO DESTA AÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM BLUMENAU/SC
DOI:
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n1p44-60Palavras-chave:
Educação ambiental. Gestão. Riscos de desastres. Defesa civil.Resumo
O projeto “Defesa Civil na Escola” (DCE), realizado pela defesa civil de Blumenau desde 2013, envolve anualmente estudantes do ensino fundamental de 10 escolas públicas e privadas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento construído pelo projeto DCE de Blumenau a partir do uso de ferramentas de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, de caráter quali-quantitativo. As técnicas de pesquisa utilizadas foram documentação indireta e direta. Os resultados demonstram que: (1) dentre as várias experiências de Educação Ambiental (EA) para gestão de riscos de desastres (GRD) no Brasil, poucas possuem a aplicação e descrevem as ferramentas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem; (2) o projeto DCE realizado em Blumenau contempla três encontros presenciais em cada escola, com base principalmente na dimensão conceitual e atitudinal, sendo os aspectos procedimentais pouco desenvolvidos; (3) a ferramenta de avaliação utilizada até o momento tem sido a produção de desenhos por parte dos estudantes. Sugere-se, portanto, adotar novas estratégias de ensino e aprendizagem que incluam outras ferramentas de avaliação e que possibilitem trabalhar com maior ênfase a dimensão procedimental.