SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL: A RECICLAGEM COMO UM INSTRUMENTO PARA A SENSIBILIZAÇÃO NO MEIO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p60-74Palavras-chave:
Gestão ambiental. Coleta seletiva. Resíduo. Escola.Resumo
O objetivo do presente estudo foi acompanhar o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em um colégio brasileiro de educação técnica. Através do desenvolvimento de atividades de educação ambiental, como oficinas e palestras, que abordaram a importância da separação associada à implantação da coleta seletiva de resíduos promoveu-se a sensibilização, especialmente da comunidade escolar envolvida no projeto. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes conhece os processos de aproveitamento de resíduos (63%), porém afirmaram não realizá-lo em suas residências. Após a etapa de diagnóstico, quando se identificou o resíduo produzido nas escolas, os alunos efetuaram a segregação dos materiais recicláveis e não recicláveis, através de baias de separação fornecidas pela empresa responsável pela coleta. O resíduo eletroeletrônico e o óleo de cozinha passaram a ser coletados por empresas especializadas, as quais darão o destino correto a estes resíduos. Os resultados apontaram que ocorreu a sensibilização dos alunos sobre a importância e eficiência da existência de um SGA. Assim, espera-se que o incentivo, divulgação e promoção de ações ambientais tornem-se rotineiros nas escolas e um exemplo, de forma que toda a comunidade esteja atenta à necessidade da separação prévia do resíduo e da reciclagem.