ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE POLÍMERO NATURAL EXTRAÍDO DO CACTO MANDACARU (Cereus jamacaru) COMO AUXILIAR NOS PROCESSOS DE COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUA

Autores

  • Ricardo Fiori Zara Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.
  • Maria Helena Thomazini Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.
  • Guilherme Felipe Lenz Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2012v14n2p75-83

Palavras-chave:

Extrato de cacto. Remoção de turbidez. Auxiliar de coagulação.

Resumo

Apesar da reconhecida eficácia de coagulantes químicos no tratamento de água, há desvantagens associadas ao uso desses produtos, como a sua ineficácia em baixa temperatura, custos de aquisição relativamente altos, produção de grande volume de lodo, ação significativa sobre o pH da água tratada e efeitos prejudiciais sobre a saúde humana. O polímero natural extraído do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) foi estudado para ser utilizado como auxiliar do sulfato de alumínio nos processos de coagulação e floculação através de ensaios realizados em Jar-Test. Os extratos do cacto foram preparados com água destilada e com soluções de ácido clorídrico 0,1 mol L-1, de hidróxido de sódio 0,01 e 0,1 mol L-1 e de cloreto de sódio 1%. A remoção de turbidez utilizando os polímeros associado ao sulfato de alumínio foi superior a obtida somente com o sal. A formação de flocos maiores e volumosos refletiu no aumento da velocidade de decantação. Os polímeros não causaram uma variação considerável na alcalinidade e pH final da água remanescente dos ensaios. Assim, os polímeros do cacto Mandacaru se mostraram eficientes como auxiliares de coagulação/floculação, sendo uma alternativa para o tratamento de água, principalmente na região semiárida brasileira, onde é abundante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fiori Zara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

Professor Dr. do Curso de Graduação em Tecnologia em Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

Maria Helena Thomazini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

Acadêmica do curso de Graduação em Tecnologia em Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

Guilherme Felipe Lenz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

Acadêmico do curso de Graduação em Tecnologia em Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo.

Downloads

Publicado

2012-09-15

Como Citar

Zara, R. F., Thomazini, M. H., & Lenz, G. F. (2012). ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE POLÍMERO NATURAL EXTRAÍDO DO CACTO MANDACARU (Cereus jamacaru) COMO AUXILIAR NOS PROCESSOS DE COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUA. Revista De Estudos Ambientais, 14(2), 75–83. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2012v14n2p75-83