SEQUESTRO DE CO2 DEVIDO À CARBONATAÇÃO DO CONCRETO: POTENCIALIDADES DA BARRAGEM DE ITAIPU

Autores

  • Edna Possan Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB/PTI/ITAIPU).
  • Josias Cristiano Fogaça Acadêmico da UTFPR e bolsistas do CEASB/PFTI/ITAIPU.
  • Catiussa Maiara Pazuch Acadêmica da UTFPR e bolsistas do CEASB/PFTI/ITAIPU.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2012v14n2p28-38

Palavras-chave:

Captura de CO2. Efeito estufa. Medida compensatória. Carbonatação do concreto.

Resumo

O processo produtivo do cimento, principal componente da mistura para construção de estruturas de concreto, é responsável por cerca de 7% do CO2 (dióxido de carbono) emitido na atmosfera, contribuindo significativamente para o aquecimento global. Todavia, ao cimento utilizado na produção destes concretos, são adicionados materiais suplementares, como a cinza volante, face à importância técnica na redução do calor de hidratação, o que também apresenta importância ambiental, uma vez que a cinza volante é um rejeito de usinas termoelétricas e quando incorporadas ao cimento reduzem o passivo ambiental desta fonte de geração de energia. Ainda, durante o ciclo de vida, o concreto, empregado na construção de barragens e outras estruturas de concreto, pode capturar CO2 por meio da carbonatação, compensando em partes o impacto de sua produção. Face o exposto, a presente pesquisa objetiva apresentar os resultados do estudo da potencialidade de captura de CO2 pela barragem de Itaipu Binacional devido à carbonatação do concreto. Os resultados preliminares mostram que há carbonatação em toda extensão da barragem de concreto indicando a potencialidade de captura de CO2. Como a carbonatação do concreto é um processo reverso ao da produção do cimento, se comprovada sua eficácia na captura de CO2, poderá ser futuramente considerada uma medida compensatória no projeto de edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Possan, Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB/PTI/ITAIPU).

Professora Adjunta Nível 2 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Engenharia Civil, mestre e doutora na mesma área pela UFRGS.

Josias Cristiano Fogaça, Acadêmico da UTFPR e bolsistas do CEASB/PFTI/ITAIPU.


Downloads

Publicado

2012-09-15

Como Citar

Possan, E., Fogaça, J. C., & Pazuch, C. M. (2012). SEQUESTRO DE CO2 DEVIDO À CARBONATAÇÃO DO CONCRETO: POTENCIALIDADES DA BARRAGEM DE ITAIPU. Revista De Estudos Ambientais, 14(2), 28–38. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2012v14n2p28-38