O MEIO AMBIENTE NA CONCEPÇÃO DE DISCENTES NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO-MG
DOI:
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2009v11n2p44-58Palavras-chave:
concepções de meio ambiente, educação ambiental, alunos, ensino médio, ensino tecnológicoResumo
Este estudo investigou as concepções de meio ambiente reveladas por escolares do ensino médio de duas escolas, uma particular e uma pública, e alunos do primeiro e segundo semestre do curso técnico em meio ambiente de uma instituição federal de ensino do município de Ouro Preto, MG. Um total de 127 alunos foi investigado. Foi realizada uma atividade estruturada em duas partes, na primeira o aluno deveria responder o que entendia por meio ambiente e na segunda deveria elaborar um desenho que representasse a sua concepção de meio ambiente. Foram estabelecidas seis categorias de concepções de meio ambiente, romântica, utilitarista, científica, abrangente, reducionista e sócio-ambiental. Os resultados apontam uma predominância da concepção reducionista, sobretudo, nos alunos matriculados no ensino médio, fazendo-se necessária a ampliação da discussão em torno das diferentes concepções ambientais, principalmente com o intuito de despertar uma análise crítica da realidade ambiental.