Material Particulado (MP): uma análise das características visuais de um biodiesel residual comparado com diesel S10 em um motor MDGT-6500 CLE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1983-1501.2024v26n1p49-64Resumo
A crescente preocupação com a qualidade do ar e os impactos da poluição atmosférica tem motivado pesquisas sobre combustíveis alternativos. O material particulado (MP), um dos principais poluentes da combustão de combustíveis fósseis, como o diesel, afeta a saúde humana e contribui para as mudanças climáticas. Este estudo compara as características visuais do MP gerado pela queima de biodiesel residual e diesel S10, utilizando o motor MDGT-6500 CLE. A análise busca avaliar não apenas a quantidade de MP, mas ressaltar a importância de combustíveis menos poluentes na mitigação das mudanças climáticas. Foram realizadas medições de perda de massa em materiais têxteis expostos a diferentes combustíveis, incluindo B13, B20, B30 e B40. Além disso, a adição de biodiesel resultou em uma redução significativa nas emissões de MP, com diminuições de 9,42% a 68,77% nas amostras B13 a B40 em comparação ao S10. A análise morfológica do MP revelou que as amostras S10, B20 e B40 apresentaram maior deposição, enquanto B13 e B30 mostraram menos acúmulo. Esses resultados destacam a relação entre a composição do combustível e as emissões de material particulado, sugerindo que o uso de biodiesel pode reduzir significativamente as emissões durante a combustão.