UM POSSÍVEL PRECEDER DA PERFORMANCE ART NO BRASIL: MAPEAMENTO, PARAGENS E VESTÍGIOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2020v25n1p24-38Resumo
O tema deste ensaio explora, na história da arte brasileira, possíveis poéticas que precedem a performance art no Brasil. Realizou-se um recorte entre as décadas de 1920 e 1970 para observar vestígios que aspirem estudos da performance. De abordagem qualitativa e de metodologia cartográfica e bibliográfica, a pesquisa perpassa a Semana de Arte Moderna de 1922, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Movimento Antropofágico, Movimento Neoconcreto e o Tropicalismo como paragens na história da arte brasileira. Conclui-se que essas paragens elucidam contextos sobre a produção poética nacional que precedem a performance art no Brasil, como vestígios poéticos que se assemelham e se aproximam dos happenings e são compreendidos como acontecimentos.Downloads
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Publicado
2020-08-04
Como Citar
Gottardi, P., & Carvalho, C. (2020). UM POSSÍVEL PRECEDER DA PERFORMANCE ART NO BRASIL: MAPEAMENTO, PARAGENS E VESTÍGIOS. O Teatro Transcende, 25(1), 24–38. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2020v25n1p24-38
Edição
Seção
Artigos