ESPETÁCULO 1717, A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA PELA DOIS PONTOS CIA DE DANÇATEATRO: UMA ENTREVISTA COM ALEXANDRA KLEN

Autores

  • Eduarda Cristina Brisola Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Jussara Janning Xavier Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2020v25n1p03-13

Resumo

O presente artigo foi extraído de um trabalho apresentado na disciplina Composição Coreográfica I, do curso Licenciatura em Dança da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, sob orientação da Professora Doutora Jussara Janning Xavier. Trata-se de uma entrevista realizada pela acadêmica Eduarda Cristina Brisola com a coreógrafa e bailarina da Dois Pontos Cia de DançaTeatro Alexandra Augusta Pereira Klen, em agosto de 2019. Na entrevista são abordadas questões referentes à criação do espetáculo 1717 (2015), o qual versa sobre a história do descobrimento da escultura de Nossa Senhora Aparecida por pescadores no ano de 1717, no rio Paraíba do Sul, um curso de água que banha os Estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Palavras-chave: Dois Pontos Cia de DançaTeatro. Espetáculo 1717. Nossa Senhora Aparecida. Composição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Cristina Brisola, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduanda da licenciatura em Dança na FURB desde 2019. Concluiu o ensino médio no Senai em 2018. Trabalhou de 2016 a 2018 em uma escola de dança no oeste catarinense. Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa na área da dança.

Jussara Janning Xavier, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Atua como crítica de dança, diretora de espetáculos de dança e teatro, pesquisadora, professora, gestora, coordenadora e parecerista de projetos culturais. Pós Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes - Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (UDESC). É professora dos cursos de Graduação Licenciatura em Dança e em Música da FURB. Publicou os livros “Grupo Cena 11. Dançar é conhecer” (2015) e “Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas” (2013). Coorganizadora dos livros Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] (2016); Histórias da Dança. Coleção Dança Cênica vol. 2 (2011); Pesquisas em Dança. Coleção Dança Cênica vol. 1 (2008); Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea (2006). Responsável pela pesquisa, realização e direção do Documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense (2010). Na função de coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville, organizou os livros “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança” (2018) e “Dança não é (só) coreografia” (2017). Responde pela coordenação de programação e curadoria do Festival Internacional Múltipla Dança (2006-atual); coordenação e curadoria do projeto Tubo de Ensaio (2001-atual). De 2011 a 2016 foi professora colaboradora da Graduação em Teatro (UDESC). Coordenadora e produtora dos projetos Laboratório Corpo e Dança (Fpolis, 2013; Joinville, 2008 e 2009) e Laboratório das Artes do Corpo (Garuva, 2011-2012). Pesquisadora e redatora de verbetes para a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, área dança, Instituto Itaú Cultural (SP, 2011-2012). Crítica de dança do jornal A Notícia (2001-2010). Gestora de projetos, Coordenadora técnica, Professora e Produtora na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville, 2001 a 2008). Realizou a concepção e direção de espetáculos de teatro e dança, como Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016); Ignorãça (2015); Assemblage (2013); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Nós (2011); Retrato do outro (2009) e Auto-retrato (2008). Foi bailarina dos grupos Cena 11 (SC) e Raça (SP). Em 2019 lançou o site Midiateca de Dança, que além de disponibilizar gratuitamente livros, textos e vídeos de sua autoria, reúne um acervo documental relacionado à história e memória da dança catarinense.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Brisola, E. C., & Xavier, J. J. (2020). ESPETÁCULO 1717, A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA PELA DOIS PONTOS CIA DE DANÇATEATRO: UMA ENTREVISTA COM ALEXANDRA KLEN. O Teatro Transcende, 25(1), 03–13. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2020v25n1p03-13