PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E AS ARTES CÊNICAS: POSSIBILIDADES EM TEATRO E DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p61-80Resumo
: Ao considerar a arte como campo de conhecimento no desenvolvimento de capacidades comunicativas, buscamos reflexões sobre a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas que compreende, neste estudo, o Teatro e a Dança. O presente estudo busca apresentar discussões teórico metodológicas para pensar a inserção das artes cênicas (Teatro e Dança) na pesquisa em educação. Buscamos referências em bases de teses e dissertações (BDTD), repositório de Universidades eda CAPES para conhecermos pesquisas em artes cênicas e educação que adotam como referencial teórico-metodológico a PEBA, e a partir dos dados tecemos nossas discussões em busca de vislumbrar possíveis inserções das artes cênicas na Pesquisa em Educação. Ao término do estudo podemos apontar para a PEBA como uma importante abordagem de pesquisa e produção de conhecimento em Arte e Educação que legitima o Teatro e a Dança como áreas do conhecimento.
Palavras chave: Artes Cênicas. Pesquisa em Educação Baseada em Arte (PEBA). A/r/tografia. Teatro. Dança.