LIVRO DE ARTISTA: ENSINO E POÉTICA NO CURSO DE DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p81-91Resumo
Discute o livro de artista como obra de arte utilizado como recurso num curso de Dança. Compreende-se que num curso de licenciatura em Dança, que forma o artista professor, o ensino deve-se voltar às questões poéticas e criativas inerentes ao artista, para além das questões teóricas. Nesse sentido, na disciplina de Arte na Educação, do curso de Dança, da Universidade Regional de Blumenau, o livro de artista foi utilizado para se pensar questões poéticas, para além do conteúdo teórico. Este estudo tem como objetivo discutir a poética no ensino, por meio do livro de artista. Os livros de artista dos estudantes, abarcaram toda a experiência com a dança dos estudantes, assim como os conteúdos trabalhados na disciplina, questões de gênero e movimento. Concluímos que o Ensino Superior, precisa se abrir para novas formas de ensino, que envolvam a criatividade e a poética dos estudantes, assim como o livro de artista proporcionou, rompendo com as formas tradicionais de ensino.
Palavras-chave: Livro de artista, Ensino, Poética, Dança.