LIVRO DE ARTISTA: ENSINO E POÉTICA NO CURSO DE DANÇA

Autores

  • Mariana Lopes Junqueira Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Carvalho FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p81-91

Resumo

Discute o livro de artista como obra de arte utilizado como recurso num curso de Dança. Compreende-se que num curso de licenciatura em Dança, que forma o artista professor, o ensino deve-se voltar às questões poéticas e criativas inerentes ao artista, para além das questões teóricas. Nesse sentido, na disciplina de Arte na Educação, do curso de Dança, da Universidade Regional de Blumenau, o livro de artista foi utilizado para se pensar questões poéticas, para além do conteúdo teórico. Este estudo tem como objetivo discutir a poética no ensino, por meio do livro de artista. Os livros de artista dos estudantes, abarcaram toda a experiência com a dança dos estudantes, assim como os conteúdos trabalhados na disciplina, questões de gênero e movimento. Concluímos que o Ensino Superior, precisa se abrir para novas formas de ensino, que envolvam a criatividade e a poética dos estudantes, assim como o livro de artista proporcionou, rompendo com as formas tradicionais de ensino.

Palavras-chave: Livro de artista, Ensino, Poética, Dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lopes Junqueira, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Possui Especialização em Educação Musical pela Associação Catarinense de Ensino da Faculdade Guilherme Guimbala (2012). Graduada em Artes com Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical.

Carla Carvalho, FURB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Atualmente coordena o PROESDE- Licenciatura/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, artes visuais, mediação cultural, estética na Educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Junqueira, M. L., & Carvalho, C. (2018). LIVRO DE ARTISTA: ENSINO E POÉTICA NO CURSO DE DANÇA. O Teatro Transcende, 23(1), 81–91. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p81-91