O ENSINO DA MAQUIAGEM TEATRAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p21-31Resumo
O artigo trata dos cinco principais desafios do ensino da maquiagem teatral e as estratégias encontradas para enfrentá-los, entre os anos de 2007 e 2011, quando assumi o componente curricular Maquiagem e Caracterização na Universidade Regional de Blumenau (Furb), na ocasião, obrigatório na terceira fase do antigo curso Artes – Bacharelado em Teatro – Interpretação. Além disso, expõe os dez elementos básicos da maquiagem e a importância das cores na criação da maquiagem teatral. A experiência evidenciou que o ensino da automaquiagem é fundamental para atores em formação. Considerando que a maquiagem é basilar para o processo de composição da personagem, independente da poética adotada, este elemento precisa ser trabalhado e deve estar em harmonia com os demais aspectos visuais do espetáculo; pois, nesse caso, está a serviço de um espetáculo cênico.