O ENSINO DA MAQUIAGEM TEATRAL

Autores

  • Olívia Camboim Romano Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p21-31

Resumo

O artigo trata dos cinco principais desafios do ensino da maquiagem teatral e as estratégias encontradas para enfrentá-los, entre os anos de 2007 e 2011, quando assumi o componente curricular Maquiagem e Caracterização na Universidade Regional de Blumenau (Furb), na ocasião, obrigatório na terceira fase do antigo curso Artes – Bacharelado em Teatro – Interpretação. Além disso, expõe os dez elementos básicos da maquiagem e a importância das cores na criação da maquiagem teatral. A experiência evidenciou que o ensino da automaquiagem é fundamental para atores em formação. Considerando que a maquiagem é basilar para o processo de composição da personagem, independente da poética adotada, este elemento precisa ser trabalhado e deve estar em harmonia com os demais aspectos visuais do espetáculo; pois, nesse caso, está a serviço de um espetáculo cênico.

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Biografia do Autor

Olívia Camboim Romano, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2018), Mestre em Teatro (2005) e Graduada em Licenciatura Educação Artística - Habilitação Artes Cênicas (2002) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integra o corpo docente efetivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde agosto de 2018; sendo que, entre os anos de 2006 e 2018, foi professora na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Autora do livro Uma arena no museu: reflexões sobre a primeira montagem de Brecht em Santa Catarina (Edifurb, 2010).

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Romano, O. C. (2018). O ENSINO DA MAQUIAGEM TEATRAL. O Teatro Transcende, 23(1), 21–31. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p21-31