MOVER O(S) CORPO(S): ESTUDOS COMPARTILHADOS DA DANÇA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p47-60Resumo
Descrição de dois estudos compositivos - Pe(n)so, logo danço e Procedimento 1.3, desenvolvidos respectivamente nas disciplinas Teoria e Prática Pedagógica da Dança Moderna e Composição Coreográfica I, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Blumenau (FURB). O texto revela e discute os dispositivos utilizados nos processos criativos: o peso, definido como um dos fatores do movimento nos estudos de Rudolf Laban; a técnica Fall and Recovery (queda e recuperação) desenvolvida por Doris Humphrey; e a linguagem Gaga de Ohad Naharin junto a Batsheva Dance Company. Também tece considerações sobre as apresentações públicas destas composições na primeira Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança da FURB, refletindo sobre o potencial de aprofundamento das pesquisas iniciadas pelos discentes, bem como, a oportunidade de compartilhamento de conhecimentos e troca de impressões entre o universo acadêmico e a comunidade do entorno. O escrito busca reforçar a importância da promoção de dispositivos capazes de garantir a conexão entre saberes teóricos e práticos, favorecendo a investigação, formação e produção de saberes em dança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-29
Como Citar
XAVIER, J. J. (2018). MOVER O(S) CORPO(S): ESTUDOS COMPARTILHADOS DA DANÇA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. O Teatro Transcende, 23(1), 47–60. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p47-60
Edição
Seção
Artigos