A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA(NA) DANÇA

Autores

  • Cristiane do Rocio Wosniak Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de Curitiba II/FAP e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p03-18

Resumo

A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA(NA) DANÇA

  Profa Dra Cristiane Wosniak[1]

 

 

 

RESUMO

O presente artigo é fruto de alguns tópicos abordados na aula inaugural[2] do mais recente curso de Licenciatura em Dança no Brasil e vinculado à Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Fui convidada pelo coordenador do curso, professor Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza, a proferir palestra, cujo tema selecionado foi a possível interlocução do curso da FURB com as demais graduações em dança no país: propostas pedagógicas, identidades e identific(a)ções, grade curricular, pensar-fazer dança, o artista-docente, as competências teóricas e técnicas de dança, a pesquisa e a criação em dança no ensino superior. Como alicerce de um pensamento calcado em minha própria experiência no universo acadêmico, este texto/palestra também buscou subsídios na revisão de um artigo de minha autoria – ‘Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil?’ (2010) –, escrito quando da ocasião em que coordenei um Seminário de Dança[3] em Joinville-SC, cujo tema era, justamente, a questão da formação dos artistas-docentes da dança no ensino superior. A lógica que adere a este texto, portanto, são os recortes de uma fala pautada na vivência como acadêmica de uma graduação em dança onde, mais tarde, tornei-me docente e coordenadora de curso, além de perguntas norteadoras expostas na redação do artigo anteriormente mencionado.

Palavras-chave: Arte. Dança. Educação. Formação. Artista-docente. Criação.

 

ABSTRACT

This article is the result of some topics approached in the inaugural lecture of the most recent course in Dance Degree in Brazil and linked to the Foundation Regional University of Blumenau (FURB). I was invited by the coordinator of the course, Professor Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza to give a lecture, whose theme was the possible interlocution of the course of the FURB with the other graduations in dance in the country: pedagogical proposals, identities and identifications, curriculum, think-make dance, artist-teacher, theoretical and technical skills of dance, research and creation in dance at the university. As a foundation of a thought based on my own experience in the academic universe, this text / talk also sought subsidies in the revision of an article of my own – 'Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil? '(2010) –, written when I coordinated a Dance Seminar in Joinville-SC, whose theme was precisely the question of the training of dance teachers in higher education. The logic that adheres to this text, therefore, are the cuts of a speech based on the academic experience of a dance degree where, later, I became a teacher and course coordinator, as well as guiding questions exposed in the writing of the article previously mentioned.

Keywords: Art. Dance. Education. Formation. Artist-teacher. Creation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane do Rocio Wosniak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de Curitiba II/FAP e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens. Professora Adjunta da UNESPAR - campus de Curitiba II/FAP (Centro de Artes).

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Wosniak, C. do R. (2017). A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA(NA) DANÇA. O Teatro Transcende, 22(1), 03–18. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p03-18