CORPO-MÁSCARA E TRANSCULTURALIDADE NO PROCESSO CÊNICO VALSE Nº 6, DE NELSON RODRIGUES: ESPETÁCULO FRANCO-BRASILEIRO DA CIE. D’ART-D’ART (MAUGES-SUR-LOIRE-FRANÇA) E DO COLE- COLETIVO LIVRE DE ESPETÁCULOS (SALVADOR-BAHIA-BRASIL)

Autores

  • Erico José Souza de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p61-75

Resumo

A partir da encenação de Valse nº 6, de Nelson Rodrigues, evidencio a noção de Transculturalidade (Fernando Ortiz). Através da poética (Luigi Pareyson) instaurada na construção deste espetáculo, em consonância com as práticas artístico-pedagógicas da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris (Paola Rizza, Jacques Lecoq, Guy Freixe), abordo a noção de Corpo-Máscara e suas implicações teórico-práticas no seio de uma criação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erico José Souza de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professor Associado 2 da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia. Ator, Encenador, Produtor Cultural, Diretor de Arte e Pesquisador. Líder do G-PEC (Grupo de Pesquisa em Encenação Contemporânea), filiado ao CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Souza de Oliveira, E. J. (2017). CORPO-MÁSCARA E TRANSCULTURALIDADE NO PROCESSO CÊNICO VALSE Nº 6, DE NELSON RODRIGUES: ESPETÁCULO FRANCO-BRASILEIRO DA CIE. D’ART-D’ART (MAUGES-SUR-LOIRE-FRANÇA) E DO COLE- COLETIVO LIVRE DE ESPETÁCULOS (SALVADOR-BAHIA-BRASIL). O Teatro Transcende, 22(1), 61–75. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p61-75