QUEBRANDO TABUS SOBRE OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN

Autores

  • Karine Ramaldes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2016v21n1p53-64

Resumo

Neste estudo abordo alguns pontos significativos da metodologia improvisacional dos jogos teatrais de Viola Spolin, a fim de elucidar a relevância de tal metodologia para os diversos fazedores de teatro, tanto os iniciantes como os iniciados. O objetivo é esclarecer que esta metodologia não se refere apenas à iniciação teatral, mas também a preparação do ator no curso de sua profissão. Parto de conceitos utilizados especialmente por Viola Spolin, Ingrid Dormien Koudela e Antônio Januzelli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Ramaldes, Universidade Federal de Goiás

Karine Ramaldes é atriz e professora de teatro, mestre em Performances Culturais, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Artes Cênicas pela UFG. É professora da Secretaria de Educação do Estado de Goiás atuando na Escola SESI Planalto, e professora da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, atuando na Gerência de Projetos Educacionais da referida secretaria. Tem publicado artigos nacionais e internacionais sobre jogos teatrais, teatro educação, performances culturais e o conceito de experiência.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Ramaldes, K. (2016). QUEBRANDO TABUS SOBRE OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN. O Teatro Transcende, 21(1), 53–64. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2016v21n1p53-64