ENCONTRANDO BRECHT E MARX: UM HOMEM É UM HOMEM

Autores

  • Vagner de Souza Vargas Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Bolsista CAPES.
  • Denise Marcos Bussoletti Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Berthold Brecht rompeu com muitos dos paradigmas até então firmados no teatro no início do século XX. Muitas das propostas dele se devem à forte influência sofrida pelas ideias de Carl Marx, de sua vontade em contrapor e criticar as ideologias políticas e econômicas de seu tempo. O objetivo desse artigo será o de apresentar a história do texto de teatro Um Homem é Um Homem, escrito por Bertold Brecht e relacioná-lo com algumas questões presentes nas propostas de Carl Marx. Nessa peça, o dramaturgo consegue trazer questionamentos sobre conceitos outros, de maneira a fomentar reflexões nos espectadores sobre o processo de trabalho, alienação, mais valia e a importância da conscientização social para não conduzir a população ao caos bélico. Com a leitura do texto desta peça de teatro, podemos perceber que o autor levava suas transgressões estilísticas para além da estética, propondo que o teatro seria um importante meio para se atingir à significação da conscientização dos papeis e funções sociais dos indivíduos em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas, Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Bolsista CAPES.

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Bolsista CAPES. Ator, Licenciado em Teatro.

Denise Marcos Bussoletti, Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL). E-mail: denisebussoletti@gmail.com . Endereço: Rua Alberto Rosa, 154. Campus das Ciências Sociais – 2º andar. CEP 96.101-770 Várzea do Porto - Pelotas – RS – Brasil. telefone/fax: (53) 3284 55 33 | 3284 55 41.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Vargas, V. de S., & Bussoletti, D. M. (2016). ENCONTRANDO BRECHT E MARX: UM HOMEM É UM HOMEM. O Teatro Transcende, 21(1), 42–52. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/5306