BANHEIRO REQUEER: PROTOCOLO TEATRAL VERBO-VISUAL EM DISCURSO

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves UFPR
  • Reinaldo Kovalski Araújo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p38-52

Resumo

O artigo trata de uma experiência de formação vivenciada em um grupo de pesquisa no ano de 2013 na Faculdade de Artes do Paraná. O projeto envolveu dez professoras acadêmicas e egressas do curso de Licenciatura em Teatro, e teve por objetivo a montagem de um espetáculo que abordasse as discussões sobre gênero, corpo e identidades, mediadas pelo teatro educação. As narrativas das professoras participantes desse grupo compõem o corpus de uma pesquisa de mestrado, que teve a análise do discurso (AD) na produção de sentidos sobre corpo e identidades a partir de protocolos teatrais confeccionados pelas participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, UFPR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), com estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP, supervisão de Beth Brait). Licenciado e Bacharel em Teatro-Interpretação e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor Adjunto da UFPR, atuando na graduação em Produção Cênica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE – Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn – Mestrado Profissional). Líder do grupo de pesquisa ELiTe – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq).

Reinaldo Kovalski Araújo, UFPR

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), Licenciado em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Integrante do grupo de pesquisa ELiTe – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq).

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Gonçalves, J. C., & Araújo, R. K. (2015). BANHEIRO REQUEER: PROTOCOLO TEATRAL VERBO-VISUAL EM DISCURSO. O Teatro Transcende, 20(1), 38–52. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p38-52