MOVIMENTO E RITMO & JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC

Autores

  • Olívia Camboim Romano Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Ivana Vitória Deeke Fuhrmann Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p53-73

Resumo

O estudo sobre a formação continuada de professores no Vale do Itajaí/SC é a temática central da presente pesquisa. O locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB - Blumenau/SC. O referido projeto iniciou em 2011 e atualmente está em sua terceira edição. O artigo traz a cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2015 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo. Em foco encontram-se depoimentos das professoras de Educação Infantil sobre as oficinas de Movimento e Ritmo desenvolvidas em 2015. Amparadas no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico e cultural das participantes com acesso as oficinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olívia Camboim Romano, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade da Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Professora efetiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 2006. Autora do livro Uma arena no museu: reflexões sobre a primeira montagem de Brecht em Santa Catarina (Blumenau: Edifurb, 2010). Integra o G-PEC-Grupo de pesquisa em Encenação Contemporânea - Linha de Pesquisa Processos Educacionais em Artes Cênicas.

Ivana Vitória Deeke Fuhrmann, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialização em Movimento Humano e Saúde e Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. É professora efetiva da FURB. Pesquisadora CNPQ (Teatro e Transdisciplinaridade - FURB). Editora da revista “O Teatro Transcende”.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Romano, O. C., & Fuhrmann, I. V. D. (2015). MOVIMENTO E RITMO & JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC. O Teatro Transcende, 20(1), 53–73. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p53-73