MOVIMENTO E RITMO & JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p53-73Resumo
O estudo sobre a formação continuada de professores no Vale do Itajaí/SC é a temática central da presente pesquisa. O locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB - Blumenau/SC. O referido projeto iniciou em 2011 e atualmente está em sua terceira edição. O artigo traz a cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2015 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo. Em foco encontram-se depoimentos das professoras de Educação Infantil sobre as oficinas de Movimento e Ritmo desenvolvidas em 2015. Amparadas no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico e cultural das participantes com acesso as oficinas.