A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PERFORMER CONTEMPORÂNEO: O MÉTODO GDS
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p22-37Resumo
O campo da educação somática fundamenta-se em uma contínua sistematização e estruturação do conhecimento empírico em que a prática é à base da teoria, e o aprendizado é constituído pela experiência e sensação, sendo que a dança contemporânea se funde a esses princípios, criando indagações que o intérprete encontra ao trabalhar o movimento. Estas investigações que surgem para o artista são apresentadas por percepções e sensações, possibilitando, por meio da experiência, uma visão que ilumine outros horizontes contribuindo, assim, para a sua formação acadêmica e profissional. Pensando neste encontro entre as artes performativas e a educação somática, 32 graduandos do curso de dança da Universidade Federal de Viçosa-MG participaram de um trabalho de reeducação de esquemas gestuais, por meio do método GDS, aplicado em aulas de dança, com a finalidade de fazer emergir formas e posturas mais eficazes, para ampliar as possibilidades de movimento e de expressão com o objetivo de trazer contribuições para a sua formação acadêmica. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação e para coleta dos dados utilizou-se o diário de bordo, a entrevista focal e gravações das aulas, com observação e tratamento dos dados, em cruzamento com a análise de conteúdo das entrevistas. Como resultado verificou-se uma melhoria do envolvimento do aluno com o seu corpo ao dançar, integrando movimento, sensação, percepção, imagem de si e da representação do próprio corpo. Em aula, alunos mais presentes interessados pelo método, em lançar questões, em se envolver e compreender suas posturas e seus comportamentos, provocando reflexões e mudanças que pudessem influenciar o desempenho e a sua atuação em sala de aula e em cena, contribuindo assim para a sua formação.