O SISMÓGRAFO SOCIAL DE DECROUX

Autores

  • Antonio Carlos Oliveira Jr Programa de Pós-Graduação em Teatro - PPGT - da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • José Ronaldo Faleiro Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Artes Cênicas.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p03-21

Resumo

Este artigo descreve alguns desequilíbrios nas relações entre tendência política e textualidade corporal na representação da figura histórica do trabalhador na obra l’usine de étienne decroux (1898-1991), a fim de elaborar uma reflexão sobre o papel político da arte. Apropriando-se dos conceitos benjaminianos de tendência política e qualidade literária, tomados aqui por seus correlatos – conteúdo político e textualidade corporal – é defendida a ideia de que a relação dialética entre espanto e encanto frente às novas coreografias da modernidade, especificamente àquelas determinadas pelas novas relações de produção industrial, distendem formalmente o potencial crítico da obra. Considerando o contexto histórico dos dois “personagens” deste artigo – a frança de decroux e a alemanha de walter benjamin (1892-1940) no período do entre-guerras – estes desencaixes formais são compreendidos como registros sismográficos de alguns tremores sociais da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Oliveira Jr, Programa de Pós-Graduação em Teatro - PPGT - da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Diretor, dramaturgo e arte-educador. Formado em Artes Cênicas da Universidade São Judas Tadeu. No momento atua conselheiro municipal de cultura de Florianópolis e realiza mestrado em artes cênicas na Udesc sob orientação do Prof. Dr. Stephan Baumgärtel.

José Ronaldo Faleiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Artes Cênicas.

Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em direção teatral e graduação em Professor de Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Maîtrise spécialisée d´Études théâtrales pela Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle e doutorado em Arts du Spectacle pela Université de Paris X – Nanterre.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Oliveira Jr, A. C., & Faleiro, J. R. (2015). O SISMÓGRAFO SOCIAL DE DECROUX. O Teatro Transcende, 20(1), 03–21. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p03-21