ESTADOS POLÍTICOS EM DANÇA: MANERIES E EU PROMETO, ISTO É POLÍTICO

Autores

  • Jussara Janning Xavier Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Centro de Artes (CEART)/Professora
  • Sandra Meyer Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p47-57

Resumo

O texto discute o corpo como enunciador de um “estado de fazer político” nos  solos de dança contemporânea Maneries, dirigido por Luis Garay e performado por Florencia Vecino e Eu prometo, isto é político, criado e performado por Micheline Torres. Com  Giorgio Agamben, pontua-se ética como uma “maneira” própria e capaz de gerar vida. Quando a política trabalha o corpo que dança, faz variar não apenas seu vocabulário (que se afasta de padrões usuais), mas a estrutura e os elementos da composição, propondo maneiras de re-existir, as quais escapam da zona confortável de reconhecimento.

Palavras-chave: Corpo. Dança contemporânea. Política.

 

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Biografia do Autor

Jussara Janning Xavier, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Centro de Artes (CEART)/Professora

Professora do Departamento de Artes Cênicas, leciona as disciplinas: técnicas corporais, técnicas de dança, metodologia do ensino da dança, montagem teatral, laboratório de composição.

Sandra Meyer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Artes, Comunicação e Semiótica

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Publicado

2014-11-03

Como Citar

Xavier, J. J., & Meyer, S. (2014). ESTADOS POLÍTICOS EM DANÇA: MANERIES E EU PROMETO, ISTO É POLÍTICO. O Teatro Transcende, 19(1), 47–57. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p47-57