INVISÍVEIS? CULTURAS E MARGENS DE BLUMENAU - CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A TECITURA DA TRAMA URBANA BLUMENAUENSE
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p58-75Resumo
O artigo apresenta discussão sobre o conceito de identidade cultural do município de Blumenau/SC a partir da historiografia da cidade em transversalidade com a exposição da história contemporânea de alguns de seus membros. A análise do processo utiliza dos elementos da Sociologia Política em conjunto com pesquisa acerca da teatralidade urbana contemporânea. Partimos da proposição de invisibilidade cultural atribuída aos habitantes situados às margens do debate urbano oficial. Em um contexto onde o visível busca ser direcionado a partir de critérios históricos e estéticos específicos, a proposição de invisibilidade evidencia o pertencimento inicial de pesquisados e pesquisadores à condição de “invisíveis”. Os quatro agentes realizadores das entrevistas partiram da posição de atores-pesquisadores, suas constatações, durante as entrevistas, consistiram do registro oral das histórias apresentadas. Resgatar as trajetórias individuais dos habitantes dos bairros pode trazer à tona a própria constituição histórica da comunidade; e ser instrumento de ações pedagógicas para a construção de uma relação ativa entre a escola e seu entorno, tendo como base a construção de vínculos e práticas culturais que valorizem as relações já presentes no seio mesmo da história comunitária. Enquanto as relações culturais entre os agentes apresentam a permeabilidade possível pela mediação comunitária, as determinações econômicas, por sua vez, agem de forma impessoal sobre todos. Concluímos que a condição de acentuada desigualdade econômica não parece constituir impedimento à afirmação diversa da identidade cultural dos indivíduos que valorizam as relações de mediação como aspecto central da cultura em detrimento das constantes afetações da realidade econômica e social do meio urbano.
Palavras-chave: Blumenau. História urbana. História oral. Teatro.