RE-ENACTMENT DA OBRA “A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA”: ANÁLISE CONTEXTUAL DAS VERSÕES DOS COREÓGRAFOS FRANCESES ANJELIN PREJOLCAJ E MARIE CHOUINARD.

Autores

  • Marco Aurelio Cruz Souza UNIFEBE
  • Teresa Simas Faculdade de Motricidade Humana

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p32-46

Resumo

Este estudo centra-se na prática do re-enactment no fazer artístico na contemporaneidade. A coreografia selecionada para esta análise a partir do re-enactment é a centenária obra coreográfica “A Sagração da Primavera” do compositor Igor Stravinsky, e aqui versão coreografada por Angelin Prejolcaj e Marie Chouinard. A obra original tem inspirado muitos coreógrafos das mais diferentes nacionalidades desde a primeira apresentação de estreia em 1913, em Paris, coreografado por Vaslav Nijinsky. Trata-se, portanto de duas novas versões desta obra coreográfica. Foram criadas ambas com uma base multifacetada: na investigação histórica, na análise da partitura musical e na exploração e criação de elementos coreográficos tais como a respiração, a coluna vertebral, os sistemas coreográficos algorítmicos, os limites criativos dos bailarinos e o uso total dos seus corpos sem a estigmatização do movimento. Os resultados obtidos foram por meio de entrevistas e análise contextual das obras coreográficas.

Palavras-chave: Dança contemporânea. Re-enactment. A Sagraçação da Primavera. Análise contextual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Cruz Souza, UNIFEBE

Mestre em Performance Artística - Dança pela Universidade Tecnica de Lisboa, especialista em Dança Educacional pela UDESC e licenciado em Educação Física pela FURB.

Coordenador do Grupo de Danças Alemãs da FURB e professor de Dança, atividades Ritmicas e didática da Educação física na UNIFEBE

Teresa Simas, Faculdade de Motricidade Humana

Bailarina, coreógrafa e investigadora, leciona diversas disciplinas da área artística da dança. Formada no Conservatório de Dança de Lisboa completou a sua profissionalização na escola estatal de Kiev na Ukrânia. Dançou em diversas Cias como profissional em Kiev, Moscou, Nova York, Londres, Birmingham, Lisboa Setúbal e em Aix-en-Provence na França. Lecionou no Bird College e no Millenium University em Londres, na Federação de Ginástica de Portugal atletas e treinadores, na Companhia de dança contemporânea Quorum Ballet e no Northen Ballet na Holanda. É gestora artística e cofundadora da Orquestra de Câmara Portuguesa.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

Souza, M. A. C., & Simas, T. (2014). RE-ENACTMENT DA OBRA “A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA”: ANÁLISE CONTEXTUAL DAS VERSÕES DOS COREÓGRAFOS FRANCESES ANJELIN PREJOLCAJ E MARIE CHOUINARD. O Teatro Transcende, 19(1), 32–46. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p32-46