RE-ENACTMENT DA OBRA “A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA”: ANÁLISE CONTEXTUAL DAS VERSÕES DOS COREÓGRAFOS FRANCESES ANJELIN PREJOLCAJ E MARIE CHOUINARD.
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p32-46Resumo
Este estudo centra-se na prática do re-enactment no fazer artístico na contemporaneidade. A coreografia selecionada para esta análise a partir do re-enactment é a centenária obra coreográfica “A Sagração da Primavera” do compositor Igor Stravinsky, e aqui versão coreografada por Angelin Prejolcaj e Marie Chouinard. A obra original tem inspirado muitos coreógrafos das mais diferentes nacionalidades desde a primeira apresentação de estreia em 1913, em Paris, coreografado por Vaslav Nijinsky. Trata-se, portanto de duas novas versões desta obra coreográfica. Foram criadas ambas com uma base multifacetada: na investigação histórica, na análise da partitura musical e na exploração e criação de elementos coreográficos tais como a respiração, a coluna vertebral, os sistemas coreográficos algorítmicos, os limites criativos dos bailarinos e o uso total dos seus corpos sem a estigmatização do movimento. Os resultados obtidos foram por meio de entrevistas e análise contextual das obras coreográficas.
Palavras-chave: Dança contemporânea. Re-enactment. A Sagraçação da Primavera. Análise contextual.