CAMINHO DA PRAIA... QUEM MINHA HISTÓRIA DESVENDAR, UM TESOURO VAI ENCONTRAR! PROCESSO DE DRAMA NA ESCOLA A PARTIR DA MEMÓRIA CULTURAL DO “SEO DODÓ”, UM PESCADOR DO LITORAL PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p03-20Resumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre o projeto desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 na cidade de Matinhos/PR do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. A pesquisa com caráter etnográfico envolveu cinco turmas de alunos entre 11 a15 anos, do 7º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi o Drama (process drama ou drama in education), o qual se constitui como uma subárea do fazer teatral no campo do ensino para desencadear um processo de investigação em função de um determinado foco de pesquisa. Para tanto, a temática abarcou a cultura do litoral paranaense sob o contexto da memória cultural, coletada por meio do relato oral de um pescador idoso da cidade de Matinhos, “Seo Dodó”. A estratégia do pacote de estímulo composto, desenvolvida por John Somers, foi a opção para desencadear o processo dramático. Esta teoria parte do uso de artefatos contidos dentro de um pacote que funciona como uma alavanca para impulsionar a ação cênica, e para a sua composição, os objetos foram construídos em função dos dados pesquisados sobre a memória cultural do litoral. Ao longo do trabalho, foi constatado que a estratégia proposta possibilitou diversos desdobramentos cênicos desencadeados pelo cruzamento do contexto de ficção com a realidade individual e coletiva do grupo. A narrativa criada entre os episódios, somada aos elementos cênicos e materiais investigativos oferecidos impulsionaram as improvisações dos participantes, os quais demonstraram envolvimento emocional com o tema, revelando descobertas e novas dimensões para o material investigado.
Palavras-chave: Drama. Estímulo composto. Identidade cultural