CAMINHO DA PRAIA... QUEM MINHA HISTÓRIA DESVENDAR, UM TESOURO VAI ENCONTRAR! PROCESSO DE DRAMA NA ESCOLA A PARTIR DA MEMÓRIA CULTURAL DO “SEO DODÓ”, UM PESCADOR DO LITORAL PARANAENSE

Autores

  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná, campus Faculdade de Artes do Paraná
  • Érica Maria dos Santos Professora de Arte da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná/SEED.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p03-20

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre o projeto desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 na cidade de Matinhos/PR do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. A pesquisa com caráter etnográfico envolveu cinco turmas de alunos entre 11 a15 anos, do 7º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi o Drama (process drama ou drama in education), o qual se constitui como uma subárea do fazer teatral no campo do ensino para desencadear um processo de investigação em função de um determinado foco de pesquisa. Para tanto, a temática abarcou a cultura do litoral paranaense sob o contexto da memória cultural, coletada por meio do relato oral de um pescador idoso da cidade de Matinhos, “Seo Dodó”. A estratégia do pacote de estímulo composto, desenvolvida por John Somers, foi a opção para desencadear o processo dramático. Esta teoria parte do uso de artefatos contidos dentro de um pacote que funciona como uma alavanca para impulsionar a ação cênica, e para a sua composição, os objetos foram construídos em função dos dados pesquisados sobre a memória cultural do litoral. Ao longo do trabalho, foi constatado que a estratégia proposta possibilitou diversos desdobramentos cênicos desencadeados pelo cruzamento do contexto de ficção com a realidade individual e coletiva do grupo. A narrativa criada entre os episódios, somada aos elementos cênicos e materiais investigativos oferecidos impulsionaram as improvisações dos participantes, os quais demonstraram envolvimento emocional com o tema, revelando descobertas e novas dimensões para o material investigado.

Palavras-chave: Drama. Estímulo composto. Identidade cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná, campus Faculdade de Artes do Paraná

Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC e docente da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná-FAP. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada-UNESPAR/FAP e membro do GT Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE. Atualmente, curso Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Érica Maria dos Santos, Professora de Arte da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná/SEED.

Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela UNESPAR/FAP. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Professora de Arte da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná/SEED.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

Rosseto, R., & Santos, Érica M. dos. (2014). CAMINHO DA PRAIA. QUEM MINHA HISTÓRIA DESVENDAR, UM TESOURO VAI ENCONTRAR! PROCESSO DE DRAMA NA ESCOLA A PARTIR DA MEMÓRIA CULTURAL DO “SEO DODÓ”, UM PESCADOR DO LITORAL PARANAENSE. O Teatro Transcende, 19(1), 03–20. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2014v19n1p03-20