TEATRO DE FANTOCHES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vagner de Souza Vargas
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p69-79

Resumo

O ensino de teatro pode ser desenvolvido de diferentes maneiras e adaptado ao contexto de cada escola. O teatro de bonecos vem sendo utilizado como estratégia para diversas metodologias pedagógicas no ensino fundamental. Nesse sentido, o teatro de fantoches pode funcionar como alternativa para o trabalho na educação infantil. O objetivo desse artigo é apresentar o trabalho realizado durante as aulas de teatro em uma turma de educação infantil. Além disso, também serão apresentadas algumas questões relacionadas à realidade do ambiente escolar observadas durante essas atividades, assim como desafios que os professores de teatro enfrentarão no mercado de trabalho. Em nossas aulas, os exercícios de confecção e prática com fantoches se mostraram como ferramentas positivas para a abordagem da linguagem teatral com crianças da faixa etária que trabalhamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas

Ator, Mestre em Ciências da Saúde, Licenciado em Teatro.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Diretora da Editora e Gráfica Universitária UFPEL. E-mail: denisebussoletti@gmail.com . Endereço: Rua Alberto Rosa, 154. Campus das Ciências Sociais – 2º andar. CEP 96.101-770 Várzea do Porto - Pelotas – RS – Brasil. Phone/fax: (53) 3284 55 33 | 3284 55 41.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Vargas, V. de S., & Bussoletti, D. M. (2013). TEATRO DE FANTOCHES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O Teatro Transcende, 18(1), 69–79. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p69-79