O OUTRO COMO SI MESMO - Stanislavski e a alterbiografia
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p59-68Resumo
Stanislavski confessa, no prefácio à primeira edição desse livro que, por razões editoriais, omitiu no relato publicado “muito do que retinha na memória”, sobretudo o que realizou como diretor junto a atores, e com Vladímir Niemróvitch-Dantchenko no teatro. Na forma como está, diz ainda ele, o livro não é uma “história do Teatro de Arte”, apenas constituiria um “prefácio a outro livro” (p.11-12). Arrisca-se, neste ensaio, a hipótese de que o reconhecimento do trabalho desse diretor, a partir do que diz sobre si mesmo, pode ser complementado pela seleção de escritos de outros companheiros que com ele dividiram a cena. Por esse viés indireto, busca-se flagrar detalhes do homem e de seu método, em plena ação. Esta leitura, contrastada com textos do próprio encenador, pode gerar uma escrita que, ao mesmo tempo desenhe uma figura humana e torne visível o jogo de identidades e identificações discursivas dos textos referidos, revelando o modo como o sujeito que observa ajuda a construir um outro como si mesmo, uma alterbiografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-09
Como Citar
Bulhões Carvalho, A. M. (2013). O OUTRO COMO SI MESMO - Stanislavski e a alterbiografia. O Teatro Transcende, 18(1), 59–68. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p59-68
Edição
Seção
Artigos