O OUTRO COMO SI MESMO - Stanislavski e a alterbiografia

Autores

  • Ana Maria Bulhões Carvalho Programa de pós-graduação em artes cênicas - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p59-68

Resumo

Stanislavski confessa, no prefácio à primeira edição desse livro que, por razões editoriais, omitiu no relato publicado “muito do que retinha na memória”, sobretudo o que realizou como diretor junto a atores, e com Vladímir Niemróvitch-Dantchenko no teatro. Na forma como está, diz ainda ele, o livro não é uma “história do Teatro de Arte”, apenas constituiria um “prefácio a outro livro” (p.11-12). Arrisca-se, neste ensaio, a hipótese de que o reconhecimento do trabalho desse diretor, a partir do que diz sobre si mesmo, pode ser complementado pela seleção de escritos de outros companheiros que com ele dividiram a cena. Por esse viés indireto, busca-se flagrar detalhes do homem e de seu método, em plena ação. Esta leitura, contrastada com textos do próprio encenador, pode gerar uma escrita que, ao mesmo tempo desenhe uma figura humana e torne visível o jogo de identidades e identificações discursivas dos textos referidos, revelando o modo como o sujeito que observa ajuda a construir um outro como si mesmo, uma alterbiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Bulhões Carvalho, Programa de pós-graduação em artes cênicas - UNIRIO

Doutora em Literatura Comparada (UFRJ, 1997), professora da Escola de Teatro da UNIRIO, onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre teatro e biografia (musical biográfico carioca) e outras manifestações da alterbiografia e da autoficção; investiga também as propostas cênicas atuais em que se evidenciam configurações da teatralidade a partir do uso diferenciado do texto e de novas tecnologias. Publicou recentemente: “Da cena ao texto: configurações de teatralidade” in Carreira, Bião e Torres Neto (orgs), Da cena contemporânea, Porto Alegre, Abrace, 2012; “Longe é um lugar que não existe: discussão de portas abertas entre (novo) teatro e (novas) tecnologias) in Moringa, João Pessoa, UFPB, vol.2,n.1, 2011; “Por um teatro de apropriações: o musical biográfico carioca” in Sala Preta, São Paulo, ECA/USP, ano 10, 2010; “A pele da letra: as imagens inscritas de Jean-Luc Lagarce” in Werneck e Brilhante (orgs) Texto e imagem: estudos de teatro. Rio de Janeiro: 7letras, 2009.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Bulhões Carvalho, A. M. (2013). O OUTRO COMO SI MESMO - Stanislavski e a alterbiografia. O Teatro Transcende, 18(1), 59–68. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p59-68