ANÁLISE CONTEXTUAL DA OBRA COREOGRÁFICA: “StrangeFish”

Autores

  • Marco Aurelio Cruz Souza Centro Universitário de Brsuque - UNIFEBE, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Soraya Jorge Rodrigues Filha Escola Angel Vianna, graducação e especialização em Dança.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p20-28

Resumo

A fisicalidade gestual surge com grande força cênica na obra coreográfica escolhida para esta análise, de Lloyd Nelsow intitulada “StrangeFish”, versão adaptada para vídeo por David Hinton e pelo próprio coreógrafo, e produção de1992. Buscou-se fazer uma análise a partir da reflexão sobre esta criação artística vista por quatro pilares que são a descrição, a avaliação, a interpretação e a contextualização conforme sugere Silva (2010). Todas essas operações são importantes e imprescindíveis numa análise, e a sua aplicação pode trazer à tona a face do criador bem como a essência da obra, ou melhor, alguns aspectos centrais de sua narrativa, já que pensar em essência é perder o caminho de seus diversos braços. Categorias que dialogam umas com as outras. Verificou-se que os corpos dos performers ganham consciência de si próprios e expressividade através de repetições de gestos, palavras e experiências em constante transformação no decorrer da performance. O corpo ajuda a contar a história, mas ele próprio possui a sua história que também transparece em uma visão particularizada e contextualizada.

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Biografia do Autor

Marco Aurelio Cruz Souza, Centro Universitário de Brsuque - UNIFEBE, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Motricidade Humana na especialidade Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal

Mestre em Performance Artística - Dança pela Universidade Tecnica de Lisboa, especialista em Dança Educacional pela UDESC e licenciado em Educação Física pela FURB.

Coordenador do Grupo de Danças Alemãs da FURB e professor de Dança, atividades Ritmicas e didática da Educação física na UNIFEBE e de Manifestações rítmicas e expressivas na FURB.

Soraya Jorge Rodrigues Filha, Escola Angel Vianna, graducação e especialização em Dança.

Doutoranda em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana - Univercidade Técnica de Lisboa. Pós-Graduada em “Estudos Avançados em Dança Contemporânea”- uma parceria da Faculdade Angel Vianna e a Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduada em Terapia Através do Movimento, Corpo e Subjetivação - Faculdade / Escola Angel Graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela Faculdade Helio Alonso - RJ. Formada em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna, onde leciona "Expressão Corporal" e "Consciência do Movimento" e "Improvisação". Especialista em Movimento Autêntico pelo Authentic Movement Institute - CA, EUA e anos de Estudos com Janet Adler. Introdutora do Movimento Autêntico no Brasil. Criadora do Programa de Aprendizagem do Movimento Autêntico - Brasil / Áustria. Professora do Curso de Pós-Graduação ( Lato Sensu) da Faculdade Angel Vianna – “Terapia Através do Movimento, Corpo e Subjetivação”. nas disciplinas "Movimento Autêntico e Improvisação". Trabalha com Consciência do Movimento, Improvisação, Movimento Autêntico e várias técnicas de massagem. Vem desenvolvendo com Guto Macedo uma pesquisa de integração do Contato Improvisação com o Movimento Autêntico – Contato Autêntico. Seu trabalho enquanto pesquisadora sobre o Movimento Sensível do Contato Improvisação com o Movimento Autêntico – Contato Autêntico. Seu trabalho enquanto pesquisadora sobre o Movimento Sensível do Corpo vem sendo apresentado em Congressos, Palestras e Oficinas.   

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Publicado

2013-09-09

Como Citar

Souza, M. A. C., & Rodrigues Filha, S. J. (2013). ANÁLISE CONTEXTUAL DA OBRA COREOGRÁFICA: “StrangeFish”. O Teatro Transcende, 18(1), 20–28. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p20-28