TEATRO PARA A INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM TEATRAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ivone Garcia Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • Natássia Garcia Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2012v17n1p77-91

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta uma experiência com o teatro na formação de professores para a Educação Infantil, tendo por referência o Programa Proinfantil. Os dados apresentados são objeto de investigação sobre a formação de professores para a Educação Infantil desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC), o qual está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Acreditamos ser necessário repensar coletivamente a formação desses profissionais para atuarem tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo o currículo de forma articulada com a cultura e as artes. Observa-se que atualmente a Educação Infantil vem ganhando relevância no campo da educação, com discussões pontuais, porém, o lugar das artes na Educação Infantil ainda se apresenta de forma incipiente. Portanto, aqui buscamos contextualizar o Programa Proinfantil, relatando a experiência do NEPIEC com a Oficina Múltiplas Linguagens: música, teatro e gestualidade, ministrada nos Estados de Goiás e Maranhão no ano de 2009, a qual teve como foco o trabalho com o teatro.

 

Palavras-chave: Proinfantil. Educação Infantil. Formação de Professores. Artes. Teatro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Garcia Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação (FE/USP); professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC).

Natássia Garcia, Universidade Federal de Goiás

Natássia Garcia, professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, é bacharel em "Artes Cênicas - Interpretação Teatral" pela Universidade de Brasília; Mestre em Arte pela mesma Universidade, na linha de pesquisa "Processos Composicionais para a Cena"; e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa "Cultura e Processos Educacionais". Atualmente é lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Teatralidade e Espetacularidade na Cena Contemporânea (Cnpq), juntamente com a profa. Dra. Urânia Maia; é também coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Interações Artísticas - SoloS de Baco; e integrante da equipe do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação (NUPESE), coordenado pela Profa. Dra. Silvia Zanolla, vinculado à Faculdade de Educação da UFG. Integra ainda a ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Envolvida com os campos das Artes e da Educação, vem trabalhando com Educação Corp(oral) e com Processos de Montagem e Montagem de Espetáculos com ênfase na criação coletiva. Além das atividades acadêmicas, participou de diversas oficinas de formação e integrou diversos elencos de importantes produções de Goiânia e de Brasília.

Downloads

Publicado

2012-07-24

Como Citar

Barbosa, I. G., & Garcia, N. (2012). TEATRO PARA A INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM TEATRAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O Teatro Transcende, 17(1), 77–91. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2012v17n1p77-91