TEATRO PARA A INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM TEATRAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2012v17n1p77-91Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta uma experiência com o teatro na formação de professores para a Educação Infantil, tendo por referência o Programa Proinfantil. Os dados apresentados são objeto de investigação sobre a formação de professores para a Educação Infantil desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC), o qual está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Acreditamos ser necessário repensar coletivamente a formação desses profissionais para atuarem tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo o currículo de forma articulada com a cultura e as artes. Observa-se que atualmente a Educação Infantil vem ganhando relevância no campo da educação, com discussões pontuais, porém, o lugar das artes na Educação Infantil ainda se apresenta de forma incipiente. Portanto, aqui buscamos contextualizar o Programa Proinfantil, relatando a experiência do NEPIEC com a Oficina Múltiplas Linguagens: música, teatro e gestualidade, ministrada nos Estados de Goiás e Maranhão no ano de 2009, a qual teve como foco o trabalho com o teatro.
Palavras-chave: Proinfantil. Educação Infantil. Formação de Professores. Artes. Teatro